domingo, 27 de dezembro de 2009

Mesa de Santo Estêvão em Samil

Em Samil, freguesia praticamente colada a Bragança, o Pedro Osório e o Pedro Mogárrio estão desde o dia 18 numa curta estadia de terreno, que se prolongará até ao final do ano. Na aldeia há uma mesa de Santo Estêvão, com uma distribuição alimentar generalizada e uma elaborada passagem de mordomia. A RTP foi filmar e aqui está o encaminhamento para as imagens recolhidas, enquanto aguardo que os «Pedros»
enviem as suas.
http://tv1.rtp.pt/noticias/?t=Almoco-comunitario-no-concelho-de-Braganca.rtp&headline=20&visual=9&article=306065&tm=8

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Seguro escolar para os estudantes que partem para Trás-os-Montes

Caros alunos, para ficarem recobertos pelos seguro escolar, terão de preencher um formulário que se encontra em http://www.fcsh.unl.pt/servicos/nesp/formulario-protocolos
No vosso caso, devem indicar como instituição a FCSH/UNL.

Amanhã não há aula

Caros alunos, por ter um familiar doente não me poderei deslocar à Faculdade amanhã. Como estavam previstas várias apresentações de textos, solicito a vossa compreensão, pedindo que, em uma ou duas páginas, passem a escrito o que se propunham apresentar oralmente. Se tiverem preparado um powerpoint, juntem-no e deixem no secretariado num envelope. Muito obrigada.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Reunião com os grupos que estão a trabalhar sobre a fronteira e os poderes de periferia



Caros estudantes, espero-vos para uma reunião no dia 9.12.2009, 4ª Fª, às 16h30, na sala 303, para debater em conjunto o projecto e reflectir sobre o trabalho de campo.

Usos da memória e processos de patrimonialização



Ao longo das três próximas sessões, o módulo sob o título Usos da memória e processos de patrimonialização é da responsabilidade de Luís Silva, que, segundo a informação constante no site do CRIA "é licenciado em Antropologia Social (1995), mestre em Antropologia – Patrimónios e Identidades (2000) e doutorado em Antropologia das Sociedades Complexas (2007) pelo ISCTE (Lisboa). É investigador em pós-doutoramento no Departamento de Antropologia da FCSH da UNL com bolsa da FCT e membro do CRIA. Estuda actualmente a patrimonialização das Aldeias Históricas de Portugal (AHP), estudou em doutoramento o Turismo em Espaço Rural em Portugal e em mestrado as modalidades de construção da identidade nacional num contexto de fronteira. Desenvolveu ainda trabalhos sobre patrimonialização e turistificação do contrabando em Portugal, moinhos hidráulicos, pesca, barcas de passagem e tráfego fluvial no Guadiana, bem como romarias, imigrantes açorianos e portugueses nos EUA e no Canadá e recriações históricas.". Publicou em 2009, Casas no Campo. Etnografia do Turismo de Habitação em Portugal (Lisboa, Imprensa de Ciências Sociais, Colecção Breve). É ele que escreve: "Durante três sessões irei apresentar três estudos de caso sobre processos de patriomonialização em Portugal e Cabo Verde implementados de cima para baixo. A primeira sessão aborda a patrimonialização do histórico e do arquitectónico no âmbito das Aldeias Históricas de Portugal, considerando dados etnográficos recolhidos em trabalho de
campo.


A segunda sessão ilustra o processo de patrimonializaçao do histórico, do cultural e do natural nos espaços museológicos de Belmonte, tendo em conta dados recolhidos no terreno.



A terceira sessão incide sobre o processo de patrimonialização da Cidade Velha, na Ilha de Santiago, em Cabo Verde, a partir do documentário de Catarina Alves Costa (2003), O Arquitecto e a Cidade Velha. Em todos os casos, falarei de processos sociais, práticas e agentes envolvidos em processos de construção de patrimónios
." São também dele as duas fotos apresentadas neste post, uma do castelo de Sortelha, outra do Museu dos Descobrimentos ou Centro Interpretativo "À Descoberta do Novo Mundo" em Belmonte.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Lembrete

Embora estejam todos convidados a juntar-se aos estudantes de Antropologia Portuguesa Contemporânea no Anime amanhã, venho recordar-vos que não há sessão na faculdade, em virtude dessa deslocação. Por outro lado, na próxima 4ª Fª terão uma sessão dupla, já com o Prof. Doutor Luís Silva, enquadrada no módulo de três aulas que ficam a seu cargo. Assim, no dia 9 haverá uma primeira sessão das 8 às 9h45 e uma segunda das 12 às 13h45.

aquém e além da prisão


Na última sessão, várias apresentações de textos da obra coordenada por Manuela Ivone Cunha, Aquém e além da Prisão (Lisboa, 90º, 2008) encaminharam-nos na senda duma interessante discussão acerca das prisões e da sociedade. A obra "propõe um inventário crítico das ligações entre prisão e sociedade tal como foram pensadas por autores de referência de diferentes áreas do saber e especialistas dos estudos prisionais, procurando caracterizar de maneira precisa as modalidades de articulação entre o interior e o exterior".